Guimarães comemora Dia Internacional de Monumentos e Sítios com diversificado programa cultural
Câmara Municipal de Guimarães associa-se à Direção-Geral do Património Cultural nas comemorações, subordinadas este ano ao tema “Conhecer, Explorar, Partilhar”. Em 2015, completam-se 50 anos do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS - International Council on Monuments and Sites).
Visitas-guiadas, percursos pedestres em Briteiros, atuações musicais e uma sessão de cinema fazem parte do programa de atividades que o Município de Guimarães preparou para celebrar este sábado, 18 de abril, o Dia Internacional de Monumentos e Sítios. A iniciativa, resultante de uma parceria estabelecida com a Sociedade Martins Sarmento, conta com os apoios do Paço dos Duques de Bragança, Museu de Alberto Sampaio e Cineclube de Guimarães.
De manhã, pelas 11 horas, realiza-se uma visita-guiada ao Centro Histórico, que será coordenada pelo arquiteto Miguel Melo, técnico da Câmara Municipal pertencente à Divisão do Centro Histórico. A participação é gratuita, mas terá de ser efetuada uma pré-inscrição através de correspondência eletrónica (cultura@cm-guimaraes.pt) ou diretamente na Loja Interativa de Turismo de Guimarães, na Praça de S. Tiago, até às 10:30 horas do dia 18 de abril. Este será, aliás, o ponto de encontro para o início da visita-guiada, que apenas decorrerá se as condições climatéricas o permitirem.
Pelas 15 horas, principia um percurso pedestre em São Salvador de Briteiros e em Santo Estêvão de Briteiros, intitulado “Viagem pela pré-história recente”, orientado pelo arquiteto da Divisão do Centro Histórico, Miguel Frazão. No final da visita, decorrerá um lanche livre num estabelecimento local. A participação nesta iniciativa, condicionada pelas condições climatéricas, é igualmente gratuita mediante pré-inscrição através de email (cultura@cm-guimaraes.pt) ou diretamente na Loja Interativa de Turismo, também até às 10:30 horas do próximo sábado. A concentração está agendada para as 15 horas, junto à igreja de São Salvador de Briteiros.
Uma hora depois, às 16, no Centro Histórico de Guimarães, no jardim exterior do Museu de Alberto Sampaio, tem início a atuação do grupo “Outra Voz”. Em caso de condições atmosféricas adversas, o espetáculo terá lugar nas Arcadas do Largo da Oliveira, no edifício dos Antigos Paços do Concelho. À noite, pelas 21:30 horas, será projetado o filme francês ‘LaGardère’ de Henri Hellman, cuja rodagem ocorreu em 2003 em pleno Centro Histórico de Guimarães, local de exibição desta sessão. Caso chova, a projeção será efetuada no Palacete da Praça de S. Tiago.
O dia 18 de abril evoca a data em que o Dia Internacional de Monumentos e Sítios foi proposto pelo ICOMOS, no ano de 1982 - que viria a ser aprovado em Assembleia Geral da UNESCO em 1983. Este dia tem como pretensão alertar para a diversidade do património cultural da humanidade, a sua vulnerabilidade e os esforços requeridos para a sua proteção e conservação. Todos os anos esta data é assinalada em vários países através da realização de múltiplas atividades, entre as quais, visitas a monumentos e locais patrimoniais, conferências e exposições.