
Guimarães entre os dez concelhos mais solidários em Portugal no Dia Nacional do Pijama
Dos 282 concelhos inscritos, Guimarães é o 9º do país com mais participantes. Esta quinta-feira, perto de 5 mil vimaranenses vão para a escola de pijama. «Uma criança tem o direito de crescer uma família» é o objetivo da ação de sensibilização.
4.627 crianças vimaranenses, pertencentes a 247 salas de ensino de 49 instituições de Guimarães, estão inscritas para participarem, esta quinta-feira, 20 de novembro, no Dia Nacional do Pijama, evento de cariz social que decorrerá, em simultâneo, em centenas de estabelecimentos de ensino do país.
A elevada adesão coloca Guimarães no 9º lugar do ranking nacional ao nível da participação e envolvimento de famílias, num total de 308 concelhos, 282 dos quais com crianças inscritas na “Missão Pijama” – movimento que assinala, igualmente, os 25 anos da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.
A capital do país, com mais população residente, lidera o número de inscrições, com 9.889 pessoas, seguindo-se Sintra, Porto, Loures, Odivelas, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Gaia, Oeiras e Guimarães, com Santa Maria da Feira a encerrar a lista dos dez concelhos que mais crianças dinamizaram para esta iniciativa educativa e solidária, «a mais abrangente do país», considera a Associação Mundos de Vida, entidade promotora. «A Câmara Municipal de Guimarães, com uma relação baseada na proximidade, tem sido uma excelente parceira», afirmou Manuel Araújo, Presidente da Mundos de Vida.
Este ano, um total de 226.857 crianças vai de pijama para a escola em nome de 8.142 institucionalizadas em Portugal. Ao todo, estão envolvidos 282 concelhos e 12.810 salas de creche, jardins de infância e escolas do 1º ciclo da rede pública, da rede solidária e da rede particular do país, sendo que mais de 200.000 famílias penduraram numa porta de sua casa a inscrição “Sou Família Pijama”.
Todas as escolas que se inscreveram na missão receberam um “Kit Educativo”, com o livro original deste ano “O Menino que Não Sabia Brincar”, ilustrado por Yara Kono, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração, além de outros materiais educativos e de divulgação que serviram de pretexto para crianças, educadoras e professoras terem trabalhado esta temática, ao longo do mês de novembro.
O cantor Pedro Abrunhosa, padrinho musical da iniciativa, escreveu uma canção inédita para hino da “Missão Pijama”, com o título “O Melhor Está P’ra Vir”, uma «canção de esperança», intitula a Mundos de Vida, cuja atividade, em oito anos de existência, nos distritos de Braga e do Porto, permitiu a criação e formação de uma bolsa de mais de cem famílias de acolhimento, que já acolheram mais de cem crianças que não precisaram de ser institucionalizadas.
| vídeo |