
Guimarães participa no Fórum Internacional de Turismo até segunda-feira
Evento permitirá divulgação do património e potencial turístico vimaranense em mercados do Oriente. Em julho de 2015, Guimarães participará no Festival Arco Atlântico, em Gijón.
O Município de Guimarães foi convidado a participar no 4º Fórum Internacional de Turismo a realizar na China, este fim de semana, de 15 a 17 de novembro, na cidade de Zhengzhou, capital da província de Henan com mais de 105 milhões de habitantes.
A participação de Guimarães nesta edição do Fórum, cujo convite europeu apenas foi endereçado a cidades do Arco Atlântico e a Madrid, tem como objetivo estabelecer um acordo de colaboração que permita promover o turismo e difundir o Caminho Cultural Atlântico na República Popular da China.
Presidida pelo Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo, Taleb Rifai, e pelo Governador da Província de Henan, Ying Zheng, a cerimónia de abertura está agendada para este sábado, com início marcado para as 18 horas locais (10 horas no fuso horário em Portugal Continental).
A propósito do convénio designado por Caminho Cultural Atlântico, aprovado em reunião de Câmara no dia 10 de julho, o Município de Guimarães, como resultado do trabalho em rede, foi também convidado pela cidade de Gijón a participar, em finais de julho de 2015, no Festival Arco Atlântico, evento para o qual apenas foram convidadas quatro cidades estrangeiras.
Refira-se que o Município de Guimarães vai presidir, em 2015, à Comissão Permanente do Caminho Cultural do Atlântico, instituição que reúne 15 cidades de Portugal, Espanha e França, cuja principal finalidade é a construção de parcerias na área cultural e turística, promovendo o património do Arco Atlântico, que integra as cidades de Bilbao, Biarritz, Baiona, Bordéus, San Sebastian, Santander, Oviedo, Gijón, Avilés, Corunha, Santiago de Compostela, Vigo, Porto, Braga e Guimarães.
Para além da criação de vários grupos de trabalho, coordenados por uma ou mais cidades, foi decidido que Guimarães assumirá a vice-presidência da Comissão Permanente do Caminho Cultural do Atlântico até junho de 2015 e que presidirá à organização no período compreendido entre julho e dezembro de 2015. Relativamente aos grupos de trabalho, Guimarães ficou responsável pela coordenação do grupo de Artes Visuais, estando na cocoordenação do grupo de Artes Cénicas e grupo do Turismo.