
Guimarães promove-se em Espanha em mostra turística das cidades do Eixo Atlântico
Evento principia esta sexta-feira e decorre até domingo, em Pontevedra. “Expocidades” é o grande estandarte de turismo para as cidades do Noroeste Peninsular.
Guimarães vai marcar presença, a partir desta sexta-feira, 04 de julho, na mostra de turismo que reúne cidades que pertencem ao Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, associação transfronteiriça que integra cidades da Galiza e do Norte de Portugal e que tem como objetivo fundamental o desenvolvimento económico, social, cultural, científico e tecnológico das regiões que lhe pertencem.
A “Expocidades”, que se prolonga até domingo, 06 de julho, decorre na cidade galega de Pontevedra e está inserida no programa de animação de verão na cidade espanhola. O Município vimaranense estará presente com um espaço próprio, a fim de promover Guimarães enquanto Património Cultural da Humanidade, assim como destino privilegiado no contexto do turismo cultural e criativo da Euro-região.
Esta ação de promoção incide não só na qualidade dos principais equipamentos e serviços turísticos vimaranenses, mas também na promoção da extensa oferta cultural e na programação que a cidade desenvolve ao longo de todo ano. Os turistas de nacionalidade espanhola constituem um terço do número de visitantes que procuram Guimarães, com a particularidade dos galegos serem os mais representados.
Criado em 1982, o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular integra os concelhos portugueses de Guimarães, Braga, Viana do Castelo, Chaves, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Vila Nova de Famalicão, Vila Real, Penafiel, Vila do Conde, Matosinhos, Porto, Barcelos, Paredes, Peso da Régua e Vila Nova de Gaia. Da Galiza, fazem parte desta organização transfronteiriça Ferrol, Corunha, Riveira, Narón, Lugo, Sarria, Monforte de Lemos, Lalín, Santiago de Compostela, Pontevedra, Vilagarcía de Arousa, Carballinho, Barco de Valderorras, Ourense e Vigo.
Localizada no centro de Pontevedra, a “Mostra Turística das Cidades do Eixo Atlântico” é o grande estandarte da potência turística das cidades do Eixo Atlântico, um espaço de divulgação, mas também de participação, com atividades ligadas ao turismo e à oferta cultural da Euro-região Galiza-Norte de Portugal. Promover a coesão e a competitividade no território partilhado pelos seus membros, procurando intervir em áreas prioritárias, tais como as infraestruturas, política social e cultural, proteção e promoção do ambiente, turismo e desporto, são os objetivos desta ação.