
Guimarães recebe conferência sobre boas práticas ambientais em contexto urbano
Encontro sobre "Modelos de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Funções de Ecologia Urbana” realiza-se a 05 de junho no Pavilhão Multiusos. Inscrições estão abertas.
A Câmara Municipal de Guimarães, em parceria com a ADRAVE - Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, vai realizar uma conferência, no próximo dia 05 de junho de 2014, no Multiusos de Guimarães, subordinada ao tema "Modelos de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Funções de Ecologia Urbana”.
O encontro terá como objetivo abordar práticas de sustentabilidade ambiental em contexto urbano, bem como apresentar e debater uma abordagem das Hortas Urbanas enquanto espaços de desenvolvimento social, económico e ambiental e destacar o seu valor ecossistémico no território.
A conferência surge enquadrada, designadamente, nas atividades relacionadas com o valor ecossistémico dos parques e jardins urbanos e no seguimento do alargamento da rede de cidades do Park Atlantic, que integra também agora, em Portugal, o concelho de Guimarães.
A sessão de abertura, agendada para as 09:30 horas, será presidida por Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, numa cerimónia que contará ainda com a presença de Teresa Lameiras, Vogal da Autoridade de Gestão do Programa INTERREG Espaço Atlântico, e de Joaquim Lima, Administrador-Delegado da ADRAVE.
Pelas 10 horas, terá início a primeira conferência intitulada “Hortas Urbanas: Espaços de Desenvolvimento”, liderada por Rita Folgosa, do Departamento de Ambiente Urbano da Câmara Municipal de Lisboa, e por Maria Pardo, Vereadora do Concelho de Santiago de Compostela.
Uma hora e meia depois, realiza-se o painel “Boas Práticas: Exposição e Disseminação”, que contará com a participação de três oradores, entre eles, Jorge Fernandes, do Município de Guimarães, que abordará o bem-sucedido exemplo da Horta Pedagógica e Social da Veiga de Creixomil, em Guimarães, que será visitada pelos participantes, a partir das 14 horas.
Às 15:30 horas, Paulo Farinha Marques, arquiteto paisagista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, presidirá à segunda conferência, subordinada ao tema “Desenvolvimento Urbano Sustentável: da teoria à prática”.
No final, pelas 16:45 horas, decorrerá uma tertúlia sobre “As Funções de Composição Urbana, Social, Ambiental e Económica da Estrutura Ecológica”. Os Parques Metropolitanos do Porto serão o assunto a tratar pela arquiteta paisagista Teresa Andresen, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, enquanto Elisabete Alves, da Fundação de Serralves, abordará o tema da “Estrutura Ecológica Urbana como Equipamento de Educação e Animação Sóciocultural”.
Esta conferência realiza-se no âmbito das atividades do projeto “Park Atlantic”, cofinanciado pelo Programa de Cooperação Territorial INTERREG Espaço Atlântico, no qual a ADRAVE é parceira, em cooperação com o Município de Santiago de Compostela (Espanha), a região do Mid-West Regional Authority (Irlanda), a Communauté d’Agglomération Pau Pyrénées (França) e a Mairie d’Angers (França).
A participação é gratuita mas sujeita à lotação da sala. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição, devolvendo-a impreterivelmente até ao dia 03 de junho para o endereço eletrónico <fatima.bastos@cm-guimaraes.pt>.