
Guimarães recebe conferência sobre sistema de identificação de cores para daltónicos
Iniciativa realiza-se esta quarta-feira, ao final da tarde, na Plataforma das Artes e da Criatividade. Sistema permite aos daltónicos superar as dificuldades do dia a dia. Autor da invenção pertence ao Conselho Geral do Instituto de Design de Guimarães.
O Município de Guimarães, em parceria com o Lions Clube de Guimarães, organiza esta quarta-feira, 11 de junho, pelas 18 horas, uma conferência intitulada “ColorADD, Símbolos que Incluem Cor”, cujo orador será Miguel Neiva, designer de profissão, que criou o ColorADD – Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos.
Este sistema, que se pretende universal, constitui já uma revolução na forma como aborda a inclusão de «todos os que não interpretam as coisas da mesma forma que a maioria». O sistema de identificação de cores (código) representa uma linguagem gráfica universal, transversal na sociedade e de fácil lógica. Através da forma, o cidadão identifica a cor, facilitando o seu processo de compreensão da informação.
A disfunção, vulgarmente conhecida por daltonismo, numa alusão a John Dalton, cientista que estudou o porquê de confundir as cores, não tem cura, mas a invenção do designer português permite aos daltónicos encarar melhor o futuro. O estudo de Miguel Neiva, que durou oito anos a ser criado, atribui um símbolo a cada uma das cores primárias e as restantes são etiquetadas com símbolos que resultam da mistura dos símbolos primários.
Cada uma das cores primárias (amarelo, vermelho e azul) tem um símbolo próprio e as imagens que identificam as restantes cores provêm da junção dos símbolos das cores primárias que lhes dão origem. Por exemplo, o verde é identificado por uma imagem que corresponde à junção do símbolo do amarelo com o do azul.
O utilizador é integrado na comunidade e passa a compreender com clareza a mensagem emitida, no âmbito da criação de um projeto onde é distinguido o mérito social, que respeita a acessibilidade de todos de uma forma positiva e cujo sistema está já ser utilizado por várias empresas e instituições para a identificação dos seus produtos e serviços.
Entre as várias condecorações, Miguel Neiva, o autor deste projeto, recebeu das mãos da Presidente da Assembleia da República, a 10 de dezembro de 2012, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Medalha de Ouro Comemorativa do 50º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem. A conferência desta quarta-feira contará com a presença de Domingos Bragança, Presidente do Município de Guimarães.