
Iluminações (já) ligadas no Campo da Feira anunciam Festas Gualterianas 2014
Fachada da Igreja de Santos Passos com cores alternadas atraiu muito público na primeira noite. Na próxima sexta-feira, será ligada a iluminação nas restantes ruas.
O Município de Guimarães procedeu à ligação das primeiras iluminações alusivas à edição deste ano das Festas Gualterianas, inaugurando no início deste fim de semana, no Largo República do Brasil, conhecido entre os vimaranenses por Campo da Feira, um sistema de iluminação alternada na fachada da Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos.
Sete cores diferentes, projetadas rotativamente no templo religioso, permitem criar sete efeitos de luzes numa única fachada. O novo padrão visual de uma das principais igrejas do centro da cidade foi, nas primeiras horas, bastante fotografado por cidadãos que assistiram à ligação inaugural das iluminações das Festas Gualterianas 2014, celebradas anualmente no primeiro fim de semana de agosto em honra de São Gualter, padroeiro de Guimarães.
Sob a entrada principal da Igreja de Santos Passos, foi colocada uma imagem de São Gualter em néon-LED, acompanhada por letras de identificação a fim de anunciar as Festas da Cidade e Gualterianas. As quatro imagens que se encontram distribuídas pela fachada da igreja foram igualmente contornadas com iluminação própria.
Além da torre da Igreja de Santos Passos, a Câmara Municipal de Guimarães procedeu também à ligação das luzes do jardim no Largo República do Brasil, na noite desta sexta-feira, 18 de julho, cuja decoração festiva inclui peças centrais em forma de chafariz e uma bola tridimensional com um diâmetro de 1,20 metros.
A iluminação dos arbustos e a escolha de peças figurativas a simularem o rufar de tambores, numa evocação da memória da Feira de São Gualter que ali se realizava, daí a designação popular de “Campo da Feira”, completam a primeira fase de colocação da iluminação festiva. A ligação das luzes das Gualterianas 2014 nas restantes ruas do centro de Guimarães está marcada para o dia 25 de julho (sexta-feira), igualmente às 21 horas.