Informações úteis para o 3º Rally Cidade de Guimarães que principia esta sexta-feira, 10 de abril
Zonas de aparcamento disponíveis em várias áreas centrais de Guimarães. Coordenação da prevenção e segurança da prova a cargo da Proteção Civil e Direção de Segurança do Targa Clube.
A Câmara Municipal de Guimarães referenciou nove locais de estacionamento para os automobilistas que se desloquem ao centro da cidade para assistir à Super Especial Noturna, que se realiza esta sexta-feira, 10 de abril, a partir das 21:30 horas, na primeira classificativa da terceira edição do Rally Cidade de Guimarães.
As zonas para aparcamento estão situadas no Parque de Estacionamento do Campus de Azurém da Universidade do Minho, Parque de Estacionamento do Cemitério da Atouguia, Parque de Estacionamento do Mercado, Recinto da Feira Semana, Parque de Estacionamento da Mumadona, Parque de Estacionamento do Centro Cultural Vila Flor, Campo S. Mamede, Parque das Hortas e Parque de Estacionamento da Plataforma das Artes da Criatividade (até às 20:30 horas, reabrindo no fim da prova).
A organização do Rally Cidade de Guimarães e a Proteção Civil informa ainda que os parques de estacionamento do Centro Comercial Triângulo e do Estádio D. Afonso Henriques estarão encerrados ao público, uma vez que estão situados em locais de passagem da prova.
O respeito pelo cumprimento das áreas de segurança é uma das prioridades das entidades promotoras do Rally Cidade de Guimarães. As operações estão a cargo das forças de segurança (GNR, PSP e Polícia Municipal) e de uma dezena de corporações de Bombeiros Voluntários (Guimarães, Taipas, Vizela, Fafe, Famalicão, Riba d’Ave, Barcelinhos, Póvoa de Lanhoso, Famalicenses e Esposende).
Ao longo dos 302 quilómetros de percurso da prova, irão estar envolvidos, nos dois dias, 185 elementos da GNR, 63 elementos da PSP, 37 elementos da Polícia Municipal e 85 bombeiros dotados de 12 ambulâncias, 5 viaturas de incêndio, 4 viaturas de desencarceramento e 3 viaturas de comando, que cobrirão todos os troços e parques de assistência. Foram colocadas no terreno 544 grades, mais de 50 quilómetros de fita balizadora, separadores de betão, pneus e centenas de sinais e avisos ao público.
O Rally Cidade de Guimarães resulta de um esforço e empenho que deve ser correspondido pelos públicos e pilotos, pelo que apelamos à divulgação das regras básicas de segurança:
01. Esta prova percorrerá várias estradas do Concelho de Guimarães, com passagens pontuais nos concelhos limítrofes de Braga, Felgueiras e Póvoa de Lanhoso, pelo que informam-se todos os moradores da passagem dos veículos do rali na sua zona de residência.
02. Salientamos a necessidade de prestarem especial atenção às crianças no dia a seguir mencionado, bem como aos animais domésticos, para que estes fiquem confinados em espaços, que não a via pública por onde passa o rali.
03. Respeite e colabore com os Comissários, com a GNR, a PSP e a Polícia Municipal.
04. Não se distraia e não brinque com a sua segurança. Permaneça sempre atento.
05. Não fique ou ande no meio da estrada.
06. Não permaneça nas zonas de escapatórias.
07. Obedeça às zonas interditas e não fique em zonas perigosas. Respeite o espaço delimitado pelas fitas.
08. Não fique nas valetas.
09. Não tape os painéis e sinais de aviso.
10. Tenha atenção aos carros que se aproximam.
11. Procure ficar sempre em cima de monte ou atrás de barreiras próprias para público.
12. Mantenha as crianças sob vigilância constante.
13. Não leve animais consigo.
14. Não beba bebidas alcoólicas em excesso.