
Laboratório da Paisagem recebe ação sobre regras de segurança para condutores de tratores agrícolas
“Operação Santo António” privilegia contactos pessoais e ações em sala. Utilização de tratores, as suas consequências e a taxa de sinistralidade são algumas das temáticas a abordar.
O Laboratório da Paisagem, situado em Creixomil, Guimarães, acolhe esta sexta-feira, 28 de novembro, pelas 18 horas, uma ação de sensibilização dirigida a utilizadores de tratores agrícolas, com o objetivo de transmitir e aconselhar os condutores destes veículos para a necessidade do cumprimento de regras de segurança.
A Guarda Nacional Republicana, no âmbito das suas ações de policiamento de proximidade, promove a campanha nacional “Operação Santo António”, integrada num conjunto de ações cujo principal objetivo é a prevenção de acidentes com tratores agrícolas.
A sessão, que tem como objetivo reduzir o índice de sinistralidade relacionado com a condução deste meio de transporte, estará a cargo de militares dos Comandos Territoriais da GNR, com especial empenhamento das Secções de Programas Especiais. A participação é gratuita, mediante inscrição através de contacto telefónico (253 421 218) ou por intermédio de correspondência eletrónica (geral@labpaisagem.pt).
Refira-se que, nos setores agrícola e florestal, ocorrem inúmeros acidentes, sendo o capotamento a principal causa de morte dos condutores de tratores. Em comparação com automobilistas de outras viaturas, a estatística evidencia que o risco de óbito é superior nos condutores deste tipo de veículos.