
Laboratório da Paisagem recebe sessão de esclarecimento sobre produção de cogumelos
Especialista participa em iniciativa ligada ao setor da micologia. Colóquio com bastante adesão tem inscrições encerradas.
O Laboratório da Paisagem, em Guimarães, recebe esta quarta-feira, 22 de outubro, pelas 14 horas, uma sessão de esclarecimento sobre produção de cogumelos, no âmbito de uma parceria estabelecida com a empresa FungiFresh, fundada em 2010 e que se dedica ao setor da micologia.
A sessão tem como principal objetivo prestar esclarecimentos sobre o cultivo de espécies como Pleurotus ostreatus (Repolgas) em ambiente controlado e Lentinus edodes (Shiitake), sob o método tradicional em toros de carvalho.
O acesso rápido ao conhecimento técnico inerente à produção dos cogumelos constitui uma fonte de vantagem competitiva, tendo-se assistido a um aumento do interesse pela área da micologia, designadamente, ao nível de produção de cogumelos quer em troncos, quer em substratos.
A sessão de esclarecimento, que está a cargo de Pedro Capela, fundador da empresa FungiFresh, visa um reforço da alfabetização científico-tecnológica e uma melhoria da perceção da aplicabilidade dos fenómenos e processos científicos no quotidiano socioeconomicocultural.
Cogumelos são frutificações de alguns grupos de fungos que são formados em condições ambientais e de substrato favoráveis, conhecendo-se aproximadamente 700 espécies de cogumelos comestíveis sendo que destas algumas possuem uso medicinal.
Os cogumelos comestíveis são alimentos de alta qualidade, por serem ricos em proteínas e hidratos de carbono facilmente digeríveis. Atualmente, trata-se de uma cultura interessante ao nível da agricultura familiar.