Logótipo humano em Guimarães alerta para a necessidade de prevenção do cancro da mama
Laços e um coração gigante no Toural, janelas revestidas a cor-de-rosa, montras de lojas decoradas e escolas de Guimarães engalanadas formaram uma verdadeira "Onda Rosa". Iniciativa assinalou Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.
Três centenas de vimaranenses participaram, no Centro Histórico de Guimarães, na construção de um logótipo humano cuja imagem final deu origem à composição de uma "Onda Rosa", representativa da campanha para a prevenção e deteção precoce do cancro da mama, que se assinalou esta quinta-feira, 30 de outubro. O objetivo foi reunir o maior número de pessoas no Largo da Oliveira, de modo a criar uma mancha rosa e uma atmosfera de solidariedade num local classificado pela UNESCO como Património Mundial.
Além da construção do logótipo humano, as fachadas dos edifícios do Centro Histórico foram decoradas em cor-de-rosa, tonalidade que a população vimaranense utilizou em peças de vestuário e em acessórios utilizados durante o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, numa ação de sensibilização realizada no âmbito do mês temático promovido pelo Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
A simbólica iniciativa, que contou com a presença do Vice-Presidente do Município de Guimarães, Amadeu Portilha, foi replicada pela cidade com a decoração de janelas e fachadas públicas, bem como de montras de lojas comerciais e edifícios do Largo da Oliveira e Praça de S. Tiago. Um coração de grande formato, também pintado em cor-de-rosa, permaneceu durante todo o dia no Largo do Toural e o varandim dourado, situado no centro da praça, foi revestido com laços... cor-de-rosa.
A Câmara Municipal de Guimarães, a Associação Vencedores do Cancro Unidos pela Vida - ACUPV, a Associação Comercial e Industrial de Guimarães, a Associação Nacional de Farmácias, o Centro Hospitalar do Alto Ave - Oncologia, os Centros de Saúde de Guimarães, os Agrupamentos de Escolas de Guimarães e o CyberCentro de Guimarães associaram-se a esta causa com a dinamização de atividades comuns, colorindo a cidade com a tonalidade que identifica a causa, envolvendo entidades privadas e públicas.
SIMBÓLICA INICIATIVA TEVE ADESÃO DOS VIMARANENSES
A comemoração do Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama envolveu o Município de Guimarães, comércio tradicional, escolas e agrupamentos de escolas. O simbolismo do gesto pretendeu alertar mulheres, mas também os homens, da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama, doença que afeta os dois géneros e envolve não só o doente como também a família e os que o rodeiam.
O mês de outubro é associado, desde a década de 90, à luta contra o cancro da mama, assumindo-se como o "Mês Rosa" ("Pink October"). Um pouco por todo o mundo, durante este mês, alastra uma "Onda Rosa" que permite sensibilizar a população para a temática da prevenção, tornando-a mais recetiva a ações posteriores com o objetivo de prevenir o cancro e promover a saúde.
O cancro da mama é, na mulher, a doença oncológica de maior incidência e ainda a que tem um maior índice de mortalidade. A Organização Mundial de Saúde prevê, caso não sejam adotadas medidas urgentes e adequadas no campo da prevenção primária e secundária, um aumento de 50% de novos casos de cancro nos próximos 20 anos - de 10,1 milhões em 2000 para 15 milhões em 2020.