
Médico de Guimarães coordena projeto de prevenção de morte súbita no desporto
Campanha é assumida como fundamental em vários países e para toda a organização clínica da FIFA F-MARC. Tem carácter benemérito e humanitário. Aplicação gratuita.
O médico vimaranense Hélder Pereira é o coordenador do projeto “Joga Seguro” inserido numa campanha humanitária e social para a prevenção da morte súbita no desporto, através do lançamento da aplicação para telemóveis designada por “CPR11”.
A aplicação CPR11 dedica-se a todos os que participam no fenómeno desportivo (jogadores, crianças, treinadores, árbitros, dirigentes, familiares, espectadores, etc.), fornecendo a informação adequada ao maior número possível de pessoas (futebol profissional ou amador). Os responsáveis esperam um contributo efetivo para a redução da mortalidade no desporto. No evento em Portugal será atribuído particular enfoque à redução de mortalidade na população infantil.
Esta aplicação fornece indicações simples, práticas e eficazes sobre o modo de atuar incluindo manobras de suporte básico de vida, uso de desfibrilhador automático externo ou como referenciar ou proceder ao transporte do atleta. O objetivo á diminuir o tempo de resposta para conseguir início de suporte básico de vida em dois minutos e uso de desfibrilhador nos três primeiros minutos de uma paragem cardiorrespiratória em campo.
A campanha “Joga Seguro” contou com a presença da Infanta D. Elena de Borbón (Espanha) e Luís Figo (Portugal), numa cimeira ibérica que resulta da ligação de dois Centros Clínicos de Excelência da FIFA de ambos os países, onde o vimaranense Hélder Pereira é diretor de investigação. No vídeo alusivo à campanha, que contou com a colaboração do CyberCentro de Guimarães, são vários os nomes do desporto nacional que se associaram à prevenção da ocorrência de casos de morte súbita durante a prática desportiva. Transferência da aplicação aqui.