
Ministro Poiares Maduro visitou instalações da futura Universidade das Nações Unidas em Guimarães
Acordo para a instalação de uma unidade operacional na área da governação eletrónica contribuirá para «valorizar a administração pública». Única em Portugal, entra em funções já este ano, depois do verão.
O Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, deslocou-se a Guimarães na tarde da última sexta-feira, 23 de maio de 2014, para conhecer as instalações do Centro Avançado de Formação Pós-Graduada, em Couros, onde ficará situada a Universidade das Nações Unidas, cuja atividade letiva principiará no próximo mês de setembro.
Acompanhado pelo Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, pelo Reitor da Universidade do Minho, António M. Cunha, pelo Presidente da CCDR-N, Emídio Gomes, entre outras individualidades, o responsável governamental manifestou a sua satisfação pelas «excelentes condições proporcionadas por Guimarães» para acolher a unidade operacional para o ensino e investigação no domínio da governação eletrónica, um acordo oficializado esta sexta-feira, 23 de maio 2014, no Palácio de São Bento, em Lisboa.
«Tenho a certeza que este projeto irá contribuir para reforçar ainda mais, por um lado, a capacidade de inovação, de conhecimento e de internacionalização da Universidade do Minho e, ao mesmo tempo, contribuir também para valorizar e divulgar as melhores práticas da nossa administração pública», afirmou o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, no final da assinatura dos acordos.
Numa visita em que também participou Joaquim Pedro Cardoso da Costa, Secretário de Estado da Administração Pública, Miguel Poiares Maduro congratulou-se pela «ótima oportunidade para Portugal» com a criação do novo polo da Universidade das Nações Unidas que contribuirá para o reforço da «massa crítica» portuguesa numa área fundamental da administração pública.
Domingos Bragança, Presidente do Município de Guimarães, demonstrou a sua satisfação pelo facto do trabalho desenvolvido em parceria com o Estado português, o Reitor da Universidade do Minho e o Presidente da CCDR-N ter sido bem-sucedido. «A unidade de Guimarães da Universidade das Nações Unidas será a responsável pela formação de altos dirigentes de todo o mundo em governação eletrónica», afirmou.
Refira-se que, na sexta-feira de manhã, na cerimónia de assinatura do acordo no Palácio de São Bento, marcaram presença Pedro Passos Coelho, Primeiro-Ministro português, David M. Malone, Reitor da Universidade das Nações Unidas, Miguel Poiares Maduro, Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Nuno Crato, Ministro da Educação e Ciência, José Ferreira Gomes, Secretário de Estado do Ensino Superior, Joaquim Pedro Cardoso da Costa, Secretário de Estado da Administração Pública, Domingos Bragança, Presidente do Município de Guimarães, e António M. Cunha, Reitor da Universidade do Minho.