
Município distingue Campeão Nacional de Ralis com Busto de D. Afonso Henriques
Triunfo de Pedro Meireles permitiu a Guimarães «reforçar o número de campeões nacionais nas modalidades praticadas no concelho», disse Domingos Bragança. «Guimarães não pára e está a verificar-se isso mesmo», afirmou, por seu turno, Pedro Meireles.
O Município de Guimarães homenageou esta terça-feira, 05 de agosto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o vimaranense Pedro Meireles com a atribuição de um busto do Rei D. Afonso Henriques, depois do piloto ter conquistado, pela primeira vez, o título de Campeão Nacional de Ralis.
O troféu, obtido ao volante de um Skoda Fabia S2000, ao lado de Mário Castro, foi alcançado neste último sábado, 02 de agosto, durante a realização do Rali Vinho da Madeira, depois de concluída a sexta prova da temporada, o que lhe permitiu assegurar virtualmente a conquista do título nacional a duas provas do final do campeonato, sucedendo a Ricardo Moura, vencedor nos três últimos anos.
«Guimarães é um concelho de campeões! Este busto representa o nosso Rei Conquistador, cuja alma faz dos vimaranenses gente única e singular», afirmou Domingos Bragança, Presidente do Município, durante a cerimónia de homenagem, que contou com a presença de Fernando Batista, Presidente do Targa Clube. «Não é fácil ser campeão; dá muito trabalho e é preciso muito talento. Quem se sente orgulhoso do Pedro Meireles, são os Vimaranenses», acrescentou o responsável da Autarquia, ladeado pelo Vice-Presidente, Amadeu Portilha.
Dezoito anos depois de se ter estreado com um VW Golf GTi, alcançando o título de Campeão Nacional de Ralis, em iniciados, Pedro Meireles, atualmente com 40 anos, cumpre «um sonho antigo», afirmando ter o «sentimento de dever cumprido», numa época em que a vitória no Rali Cidade de Guimarães, por apenas três décimos de segundo, em março último, constituiu um «forte contributo» para a conquista do troféu nacional.
«Esse foi o momento alto deste Campeonato!», considerou o vimaranense, agradecido pela homenagem efetuada pela Câmara Municipal de Guimarães. «Qualquer desportista gosta de ver os seus feitos reconhecidos. É com orgulho que ostento as bandeiras de Guimarães e do Vitória no meu carro de competição. Nelas estão as facetas conquistadoras que o título nacional espelha. Sempre tivemos uma enorme força de vontade e persistência e sabíamos que, um dia, iríamos vencer o Campeonato Nacional».
Desde 1996, altura em que iniciou a prática em desportos motorizados, depois de ter experimentado o ténis e efetuado uma incursão pelo futebol, Pedro Meireles realizou um total de 88 ralis, tendo terminado 49. «Esta modalidade é feita por imensas contrariedades, pois dependemos de uma máquina, daí o sabor especial deste título», declarou o novel Campeão Nacional de Ralis 2014.