
Música e solidariedade na agenda de eventos este fim de semana em Guimarães
Iniciativas de âmbito social e uma oferta musical (jazz, mas não só) muito diversificada preenchem os dois dias do segundo fim de semana de novembro. Anote. E faça parte.
No fim de semana em que se soube que Guimarães, em 2014, lidera os Municípios a Norte e o Vitória, no futebol, lidera dentro das quatro linhas, o Jazz continua a dar festival e, ao fim de 23 edições, mantém-se na liderança nacional da programação jazzística. Sem arredar… pé.
Nesta primeira semana, ainda há para ver (e ouvir) Theo Bleckmann, que traz ao Guimarães Jazz um singular projeto: Hello Earth! The Music of Kate Bush. Este sábado à noite, pelas 22 horas, no Centro Cultural Vila Flor.
No domingo, dia 09, mais dois concertos. Às 17 horas, no CCVF, a Big Band e Ensemble de Cordas da ESMAE apresenta o espetáculo fruto da habitual residência entre os alunos da ESMAE e os dois compositores que os dirigem durante o festival. À noite, pelas 22 horas, a Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade acolhe uma proposta que introduz na música elementos visuais e performáticos. O espetáculo híbrido e multidisciplinar chama-se “Projeto Guimarães Jazz / Porta Jazz”.
Bem à porta está o início de três grandes eventos no Pavilhão Multiusos de Guimarães. Este sábado à noite, o concerto da cantora brasileira Paula Fernandes estreia a programação musical de novembro no Multiusos. Que promete liderar as preferências do público, este mês, com “Paulo Gonzo” no dia 15 e os britânicos “James” a 28.
Em Candoso S. Martinho, no Centro Escolar, a noite deste sábado é preenchida com a tertúlia “Resistência e Cultura em Guimarães”, no âmbito do 10º aniversário do Fórum de Leitura da Associação NCulturas. Começa às 21h30 – hora em que já se janta na vila de Ronfe num encontro que reunirá 400 pessoas. Objetivo: angariação de receitas para o Desportivo de Ronfe.
A noite de sábado, em Guimarães, é preenchida com outras propostas. Às 22:30 horas, há “Noite de Poesia” na Casa Amarela, no Largo da Oliveira. Meia hora depois, principia o espetáculo “Budda Power Blues”. Às 23 horas, Serginho senta-se no palco do “São Mamede” com a sua guitarra para um concerto acústico. A partir da meia-noite, há mais jazz (informal) no Convívio. As “Jam Sessions” esperam por si…
CAMINHADA, CAROCHAS, CASTREJA…
Em Azurém, desde as 10 horas, decorre a Feira da Alimentação na Escola EB1 da Pegada, perto do Campus de Azurém da Universidade do Minho. Em Silvares, no Hipermercado Jumbo, a cooperativa Fraterna promove uma Campanha de Recolha de Alimentos para o Banco Social. Até este domingo, 09 de novembro – dia em que a solidariedade se “veste” de uma só cor.
A “Marcha Branca”, com início às 10:30 horas, junto ao Estádio D. Afonso Henriques, percorrerá o centro da cidade realizando um trajeto de 6 km. Cinco euros é o custo da inscrição, com as receitas a reverterem para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O domingo, em Guimarães, terá ainda outros eventos. De manhã, realiza-se uma Concentração de Carochas e, pelas 15 horas, na Sede do Agrupamento de Escolas de Briteiros, principia a sexta edição das Olimpíadas Castrejas. Com magusto, incluído. Seis é, também, o número de velas que o Mercado Azul apaga este fim de semana. O aniversário do espaço infantil, na Rua Egas Moniz, é comemorado com oficinas para crianças.
Às 17 horas, na Igreja de Pevidém, começa o concerto da Banda Militar do Porto, integrado nas comemorações dos 120 anos da Sociedade Musical de Pevidém. Já que estamos a falar de música, quarta-feira regressa o Guimarães Jazz. E já que tem a agenda em dia... bom fim de semana!