Novos espaços verdes em Guimarães com Parques de Lazer em Silvares e em Covas
Valências amigas do ambiente estão situadas nas proximidades da Igreja de Silvares e do edifício da ARCOV – Associação Recreativa e Cultural de Covas. Candidaturas aprovadas pelo Orçamento Participativo.
Dois parques de lazer foram inaugurados este sábado, 23 de maio, na freguesia de Silvares e em Covas, no limite geográfico de Polvoreira e Urgezes, no âmbito de propostas apresentadas no Orçamento Participativo de Guimarães, mecanismo que permite aos cidadãos participarem ativamente no processo de decisão da Autarquia.
O Espaço Público de Cultura e Lazer de Silvares, ideia apresentada pelo cidadão Ricardo Castro, resulta de uma requalificação de uma área situada no coração da freguesia, na rua 25 de abril, perto da Igreja de Silvares. O espaço contempla diferentes valências, designadamente, um parque infantil, uma zona arborizada e um local de convívio onde foi colocado mobiliário urbano, como mesas e bancos, para criar mais conforto.
«Este é um parque muito interessante, bem conseguido, muito útil e que embeleza este local. Os habitantes de Silvares têm de ser os primeiros cuidadores deste parque para que possa ser um espaço de encontro, com identidade própria, um centro cívico cuja área cresça, no futuro, até ao adro da Igreja, dotando-o, se for necessário, com novos equipamentos», indicou Domingos Bragança, Presidente do Município, mencionando igualmente o futuro Parque de Ardão, ainda em construção, também em Silvares.
Numa visita onde marcaram presença muitos habitantes da freguesia, Ricardo Castro, autor da proposta submetida ao abrigo do Orçamento Participativo de Guimarães, reiterou as palavras do Presidente da Autarquia, afirmando que a sua ideia contempla uma segunda fase de intervenção. «Gostava de ver o prolongamento do espaço até à Igreja para termos aqui o verdadeiro centro cívico de Silvares, o que permitirá reforçar a excelência deste local».
Urbanização das Trofas mais verde
O Parque de Lazer e Espaço Multifuncional, em Covas, também foi inaugurado ao final da manhã deste sábado. No projeto proposto pelo cidadão Daniel Pinto, foi efetuada a recuperação de uma área com cerca de 3000 metros quadrados, situada no limite geográfico das freguesias de Polvoreira e Urgezes. A proposta incluiu a instalação de um conjunto de equipamentos e de valências que, a partir deste sábado, passam a estar disponíveis para usufruto de um elevado número de habitantes.
«Este é um pequeno pulmão de Covas que tem de merecer da parte dos cidadãos duas condições: ser fruído pelas pessoas e merecer a vigilância em nome do bem comum. Quando nós queremos, nós conseguimos», salientou o Presidente da Câmara Municipal, que destacou o papel da equipa técnica na execução dos projetos, fazendo referência ao «empenho e dedicação» de Sérgio Gonçalves e de Jorge Fernandes, que acompanharam a implementação da proposta, num trabalho coordenado pelo Vice-Presidente Amadeu Portilha, com competências delegadas, entre outras, na área dos Serviços Urbanos e Ambiente.
A criação do parque visa essencialmente colmatar uma lacuna existente num meio com uma grande densidade populacional, como é o caso da Urbanização das Trofas, onde não existia um espaço verde comum, com um parque infantil e uma zona de merendas, destinado a crianças e idosos das freguesias de Polvoreira e de Urgezes. «Através do Orçamento Participativo, sugeri a requalificação de um espaço com o objetivo de ser utilizado por toda a comunidade. E tudo faremos que seja bem utilizado pela população!», ressalvou Daniel Pinto, autor da proposta.