
Obras na Rua Dr. José Sampaio permitem renovar condutas de água da rede pública e de águas pluviais
Construção de uma vala profunda para a colocação de condutas de grandes dimensões vai reforçar a capacidade de escoamento de água. Vimágua também está a renovar condutas da rede pública.
Um novo sistema de condutas de água da rede pública e de escoamento de águas pluviais está a ser instalado na Rua Dr. José Sampaio, em complemento com a intervenção hidráulica que está a decorrer no Parque das Hortas, onde a Câmara Municipal de Guimarães está a construir uma bacia de retenção de água com o objetivo de evitar inundações no centro da cidade.
Além desta intervenção, a Vimágua encontra-se também a proceder à instalação de novas condutas de água da rede pública, o que permitirá modernizar as infraestruturas existentes na Rua Dr. José Sampaio, substituindo tubagens antigas.
Nesta altura, a Câmara Municipal de Guimarães está a proceder à reformulação da rede de drenagem de águas pluviais na Rua Dr. José Sampaio e na Rua Rei do Pegu para reduzir o caudal de águas pluviais recolhidas no Largo da República do Brasil.
A substituição das instalações irá permitir reforçar a capacidade do sistema de condução das águas pluviais da Avenida Combatentes da Grande Guerra, evitando que a água seja orientada para o Campo da Feira, como sucedia até agora.
Depois de construída a primeira bacia de retenção no Parque da Cidade, que tem já permitido diminuir o número de inundações na zona baixa da cidade, a Câmara está a ultimar o segundo ponto de retenção de água, com recurso à construção de uma pequena concavidade na zona do Parque das Hortas. O armazenamento conseguido com a implementação desta solução é de cerca de 7600 m3 de água pluvial na bacia a montante e de cerca de 4700 m3 na bacia a jusante.