
Orçamento Participativo de Guimarães com mais duas sessões públicas nas freguesias
As Assembleias Participativas correspondentes às Comissões Sociais Interfreguesias (CSIF) do Vale do Selho e do Oeste decorrem este fim de semana, em Guimarães.
O Orçamento Participativo de Guimarães, instrumento que permite aos cidadãos participar ativamente no processo de decisão do Município, volta a realizar mais duas iniciativas, no âmbito das sessões de esclarecimento de dúvidas, apresentação de ideias e fornecimento de informações relacionadas com a edição deste ano.
Esta sexta-feira, 28 de março, pelas 21:30 horas, na EB 2,3 de Pevidém, tem lugar a Assembleia Participativa da CSIF do Vale do Selho, destinada às freguesias de São Martinho de Candoso, Selho São Cristóvão, Gondar e Selho São Jorge.
Já no sábado, 29 de março, pelas 14:30, decorre na EB 2,3 de Ronfe a Assembleia Participativa da CSIF do Oeste, que integra as vilas de Brito e Ronfe, União das Freguesias de Leitões, Oleiros e Figueiredo e União das Freguesias de Airão Santa Maria, Airão S. João e Vermil.
Estas sessões do Orçamento Participativo constituem uma oportunidade para que os cidadãos possam esclarecer as suas dúvidas em relação à edição deste ano, além de ficarem a conhecer as principais alterações comparativamente com o ano anterior.
Pretendendo-se criar uma maior aproximação desta iniciativa com os cidadãos, foram criados diferentes meios de divulgação, disponibilizados no âmbito do Orçamento Participativo 2014. Além da plataforma de apoio (http://op.cm-guimaraes.pt), foi criado um espaço de divulgação e esclarecimento de dúvidas nas redes sociais: https://www.facebook.com/OPGuimaraes.
Ao Orçamento Participativo deste ano, é atribuída a verba global de um milhão de euros para financiar os projetos mais votados pelos cidadãos. O montante global do Orçamento Participativo será dividido por dois grupos de projetos: uma verba de 500 mil euros para o conjunto de propostas de valor igual ou inferior a 50 mil euros e uma verba de 500 mil euros para o conjunto de propostas de valor superior a 50 mil euros e inferior a 100 mil euros.