
Orquestra de Guimarães apresenta “Messias” de G. F. Haendel esta quinta-feira no CCVF
Obra icónica da música coral sinfónica ocidental será apresentada em concerto encenado. Espetáculo principa às 22 horas.
O Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor acolhe esta quinta-feira, 02 de abril, pelas 22 horas, a Orquestra de Guimarães que apresentará a emblemática obra “Messias”, de G. F. Haendel, em versão encenada, sob a batuta do maestro Vítor Matos e com encenação de Marcos Barbosa, diretor artístico do Teatro Oficina.
Após a auspiciosa estreia em 2014, a Orquestra de Guimarães apresenta, para a primeira residência artística deste ano, uma obra icónica da música coral sinfónica ocidental: a oratória “Messias”, de G. F. Haendel. Com uma abordagem inovadora, a obra será apresentada em versão encenada, assumindo os intérpretes uma posição dinâmica em palco, enfatizando a intensidade dramática e proporcionando uma nova abordagem estética, sensorial e interpretativa à obra.
A Orquestra de Guimarães, projeto cultural criado pela Câmara Municipal, apresenta-se como um projeto ambicioso e singular que pretende, com base na excelência, integrar e potenciar o talento de artistas da região, proporcionando-lhes o contacto com a prática musical orquestral sinfónica. Baseado nos fortes laços criados entre a comunidade e as artes performativas, este projeto visa a criação de uma rede artística de excelência, salvaguardando assim dois fatores fundamentais para o sucesso do projeto: a sustentabilidade e a estabilidade.
A Orquestra de Guimarães tem como principais objetivos promover a prática orquestral de excelência com objetivos artísticos e programáticos bem delineados, proporcionar o contacto com a prática musical orquestral sinfónica aos jovens com qualidade artística, baseado em fortes princípios afetivos e pedagógicos que permitam o desenvolvimento artístico e interpretativo dos seus intervenientes. Ao mesmo tempo, pretende-se desenvolver a partilha de conhecimentos, amizade e respeito mútuo entre artistas da região.
10 ANOS DO LABORATÓRIO DAS ARTES COM ÚLTIMA INCURSÃO À EXPOSIÇÃO
Este sábado, 04 de abril, às 16 horas, o Laboratório das Artes despede-se do Palácio Vila Flor, espaço que acolheu uma mostra dedicada aos 10 anos de vida desta associação que promove e divulga a arte contemporânea em Guimarães. Nesta data, o Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor tem agendada uma programação especial que culmina numa última visita à exposição.
Às 16 horas, é apresentado o filme “A Escola”, por Max Fernandes, produzido a partir de um espetáculo de teatro-fórum em que o texto e a representação foram construídos coletivamente entre os participantes: atores e espetadores.
Após a apresentação do filme “A Escola”, o público é convidado a sentar-se no foyer do Pequeno Auditório do CCVF para uma conversa com os artistas que compõem o coletivo Laboratório das Artes. O dia termina, assim como o próprio projeto, com uma incursão final à exposição.