
Orquestra de Guimarães apresenta-se com três concertos no CCVF, Taipas e Ronfe
Novo projeto cultural com 40 músicos terá uma residência no verão e outra no inverno. Estrutura orquestral tem por objetivo criar e fidelizar públicos. Concertos com entrada gratuita decorrerão na última semana de cada mês.
A Orquestra de Guimarães, projeto cultural criado pela Câmara Municipal cuja principal missão é potenciar músicos da região proporcionando condições logísticas e práticas para a sua evolução em palco, vai estrear-se esta semana com a realização de três concertos em três noites e locais distintos do concelho, todos com início às 22 horas e entrada livre, condicionada à lotação dos espaços.
O primeiro espetáculo está agendado para esta quinta-feira, 25 de setembro, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, realizando-se na noite seguinte um concerto no Centro Pastoral das Taipas e no sábado, 27 de setembro, no Centro Paroquial de Ronfe.
Sob direção artística do maestro Vítor Matos, com a participação do solista Pedro Emanuel Pereira (Piano), a Orquestra de Guimarães, constituída na sua formação base por cerca de 40 músicos profissionais, procura iniciar um processo de consolidação de novos palcos e de novos públicos para as artes no concelho de Guimarães, dotando a cidade e a região com uma formação orquestral residente de alto nível, apresentando-se como uma formação flexível de acordo com o programa a apresentar, capaz de interpretar diversos repertórios.
Este novo projeto funcionará por residências, uma de inverno e outra de verão, e por projetos, que decorrerão preferencialmente na última semana de cada mês culminando, nesta primeira edição, com três apresentações públicas. As linhas orientadoras da programação estarão assentes em fortes princípios ecléticos e de proximidade com a comunidade local.
A formação profissional proporcionará experiências de trabalho profissional a jovens músicos de qualidade, potenciando assim o seu desenvolvimento artístico. Paralelamente, o projeto poderá ser acompanhado por iniciativas que promovam a criação de novos públicos, tais como concertos didáticos nas escolas, concertos comentados ou direcionados para as famílias em horários condizentes, que permitam a adesão de diversos públicos-alvo.
POTENCIAR VERTENTE MUSICAL
A criação de um projeto orquestral em Guimarães apresenta-se como uma medida ambiciosa e singular que pretende, com base na excelência, integrar e potenciar o talento de artistas vimaranenses, proporcionando-lhes o contacto com a prática musical orquestral sinfónica. Baseado nos fortes laços criados entre a comunidade e as artes performativas, este projeto visa a criação de uma rede artística de excelência envolvendo as estruturas locais, salvaguardando assim dois fatores fundamentais para o sucesso do projeto: a sustentabilidade e a estabilidade.
A Orquestra de Guimarães tem como principais objetivos promover a prática orquestral de excelência com objetivos artísticos e programáticos bem delineados, proporcionar o contacto com a prática musical orquestral sinfónica aos jovens com qualidade artística, baseado em fortes princípios afetivos e pedagógicos que permitam o desenvolvimento artístico e interpretativo dos seus intervenientes. Ao mesmo tempo, pretende-se desenvolver a partilha de conhecimentos, amizade e respeito mútuo entre artistas da região.
Maestro Vítor Matos (Currículo)