
Parque da Cidade de Guimarães recebe este sábado à tarde encontro de irmãos gémeos
Gémeos do concelho e de áreas geográficas vizinhas reúnem-se num dos espaços verdes mais emblemáticos de Guimarães. Intercâmbio é também uma confraternização. Principia ao início da tarde.
O Município de Guimarães e a Associação Berço de Gémeos vão juntar este sábado, 21 de junho, a partir das 15 horas, irmãos gémeos e trigémeos que nasceram na Unidade de Guimarães do Centro Hospitalar do Alto Ave.
A quarta edição do encontro, cujas inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas na página de internet da associação, decorre no Parque da Cidade (Costa) e reunirá famílias de gémeos, que foram convidadas a participar na iniciativa com «uma manta, um lanche e boa disposição», havendo várias atividades ao ar livre como jogos e pinturas faciais.
Constituída maioritariamente por profissionais da área maternoinfantil do Centro Hospitalar do Alto Ave, a Associação Berço de Gémeos tem como objetivos o acompanhamento em saúde, o apoio social e a realização de investigação científica por equipas multiprofissionais que têm por interesse a gemelaridade enquanto fenómeno com implicação na vida das pessoas e das famílias.
Criada em julho de 2010, a associação nasceu para criar intervenções ajustadas às necessidades individuais de cada família de gémeos, concedendo-lhes orientações a fim de estarem preparadas para o nascimento dos filhos gémeos, designadamente, na fase da gravidez, parto, período neonatal e infância.
“Ajude a ajudar” é um dos lemas da associação que, sem sobrecarregar a economia doméstica, constitui muitas vezes o elo de ligação entre as famílias no fornecimento ou empréstimo de equipamentos que só os gémeos podem utilizar, como são os casos dos carrinhos de bebé para gémeos, um dos materiais de puericultura mais caros entre os bens necessários nos primeiros meses de vida.