
Peça de teatro no CCVF conta história para crianças com recurso ao… barro
Companhia espanhola “El Patio” apresenta em Guimarães delicioso e insólito conto para os mais pequenos. “À Mão” promete ser, também, o deleite dos adultos.
O Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, recebe esta sexta-feira e sábado, 16 e 17 de janeiro, às 15 e 11 horas, respetivamente, a peça de teatro “À Mão”, cuja narrativa molda as personagens e a história em barro, onde as mãos, como o próprio nome sugere, têm um papel principal.
A companhia espanhola “El Patio” pega na argila para dar vida a um espetáculo não-verbal dedicado ao público mais novo, a partir dos 5 anos. O espetáculo é esculpido diante do público, com dois marionetistas vestidos de preto que emergem da escuridão para criar personagens que ganham vida a partir dos seus dedos e de um pedaço de barro.
Concebido e executado pela dupla espanhola Julian Saenz-Lopes e Izaskun Fernandez, “À Mão” é impregnado com o tom sépia tingido de uma nostalgia de um tempo passado. As personagens formadas por argila dão lugar a uma única história: uma grosseira estatueta esculpida é deixada para trás na janela de uma loja de segunda mão.
A peça, repleta de humor, é uma história contada com barro, sobre uma pequena personagem que tem um enorme desejo de fugir da montra onde se encontra e dos seus inquilinos. É uma história de amor, sobre pequenos fracassos, um torno, uma chávena que respira, duas pessoas com muito entusiasmo, uma pequena olaria e quatro mãos que brincam.