Pilotos amigos do ambiente plantaram trinta árvores antes do 3º Rally Cidade de Guimarães
Medida procurou sensibilizar comunidade para uma economia mais amiga do ambiente e uma competição tendencialmente mais ecológica.
Os 73 pilotos participantes na terceira edição do Rally Cidade de Guimarães plantaram 30 árvores autóctones de médio porte, oferecidas pelo Município de Guimarães, antes da competição principiar. A iniciativa decorreu ao final da tarde desta sexta-feira, 10 de abril, junto ao Multiusos de Guimarães, numa ação simbólica de responsabilidade ambiental que teve como objetivo contribuir para a redução da pegada ecológica, provocada pela emissão de carbono dos carros de competição.
Numa parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães e o Targa Clube, em conjunto com todos os pilotos inscritos, esta medida pretendeu não só criar uma regra de compensação entre a emissão de gases, equilibrando a balança de carbono, como também sensibilizar os pilotos, construtores, mecânicos e comunidade em geral como contributo para uma economia mais amiga do ambiente e uma competição tendencialmente mais ecológica.
São cada vez mais equipas de desporto automóvel no mundo que aderem às campanhas Carbono Zero e que, assim, desenvolvem tecnologia e motores com menos emissões ou que, de outra forma, se associam a campanhas e eventos de carbono neutro. O Município de Guimarães, atento e sensível a este fenómeno, desafiou os pilotos e as equipas associarem-se a esta ação que foi de encontro ao objetivo de promoção de políticas de desenvolvimento sustentável e de defesa do ambiente.