
Prémio "Nobel da Paz 2007" recebido esta segunda-feira na Câmara Municipal de Guimarães
Cerimónia está agendada para as 18:30 horas, no Salão Nobre. Visita insere-se na participação de Mohan Munasinghe no Congresso Mundial de História do Ambiente.
O Professor Mohan Munasinghe, um dos laureados em 2007 com o Prémio Nobel da Paz, vai ser recebido oficialmente esta segunda-feira à tarde, 07 de julho, pelas 18:30 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães, no âmbito da sua participação no Congresso Mundial de História do Ambiente, que principia esta terça-feira, no Centro Cultural de Vila Flor.
Na cerimónia, estarão presentes Domingos Bragança, Presidente do Município de Guimarães, e António M. Cunha, Reitor da Universidade do Minho.
Mohan Munasinghe nasceu no Sri Lanka e frequentou as mais reputadas universidades do mundo. É presidente do Munasinghe Institute of Development (MIND), Colombo, professor no Instituto de Desenvolvimento Sustentável, Universidade Federal do Pará, (Brasil), professor convidado da Universidade de Pequim (China) e é membro do Conselho Consultivo Internacional da SCI, Universidade de Manchester (Reino Unido).
É pós-graduado em engenharia, física e economia (Cambrige, MIT, McGill e Universidade de Concórdia), recebeu doutoramentos honoris causa, escreveu 96 livros e quatro centenas de artigos científicos e técnicos sobre economia, desenvolvimento sustentável, alterações climáticas, poder, energia, recursos naturais, transportes, ambiente, desastres naturais e tecnologia. É membro das mais reconhecidas academias de ciência do mundo e integra as direções editoriais de jornais técnicos e científicos.