Reisadas 2015 percorreram cinco “Portas da Villa” até ao Centro Histórico de Guimarães
Outrora, reis, rainhas e outras individualidades eram recebidos com as devidas honras em diferentes portas da muralha que davam acesso ao interior da então vila de Guimarães. Momentos musicais evocaram simbolicamente a história.
Dez grupos culturais vimaranenses cantaram os Reis em cinco “Portas da Villa” de Guimarães, onde iniciaram os seus percursos em direção ao Centro Histórico, palco de uma atuação coletiva promovida pela Câmara Municipal, no âmbito da preservação e manutenção das tradições que caracterizam o concelho.
Na Porta da Nossa Senhora da Guia, junto ao Museu de Alberto Sampaio, atuaram os grupos folclóricos da Casa do Povo de Creixomil e de Vila Nova das Infantas, enquanto na Porta da Torre Velha, contígua ao Jardim da Alameda, a tradição foi abrilhantada pelo Grupo de Concertinas - Sons da Ponte e pelo Conjunto de Música Portuguesa dos Bombeiros de Guimarães.
No Largo do Toural, na Porta Nova, junto ao Café Milenário, a Ascurep – Associação Cultural e Recreativa do Pombal e o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande cantaram os Reis 2015. Ali bem perto, na Porta da Vila, na ligação do Toural à Rua da Rainha, foram o Grupo de Cantares de Nespereira e o Rancho Folclórico e Recreativo Candoso S. Martinho que animaram a noite. Por fim, na Porta de Santa Luzia, junto à estação dos CTT, atuaram a Rusga S. Miguel de Gonça e o Grupo Folclórico da Corredoura.
A modalidade do evento, enquadrado no programa “Sons e Tons”, contemplou a participação dos grupos em dois momentos. Durante a tarde, as atuações decorreram nas instituições de âmbito social e no estabelecimento prisional de Guimarães, enquanto o segundo momento realizou-se à noite, com os dez grupos participantes distribuídos pelas cinco “Portas da Villa”: Porta Nossa Senhora da Guia, Porta da Torre Velha, Porta Nova, Porta da Villa e Porta de Santa Luzia. Após 15 minutos de atuação, iniciaram os seus percursos em direção ao Largo da Oliveira, onde cada grupo esteve em palco durante 10 minutos.
[ REISADAS 2015 | INSTITUIÇÕES SOCIAIS ]
. Casa de Repouso de Donim
Rancho Folclórico de Candoso S. Martinho
. Centro Social de Guardizela
Rusga S. Miguel de Gonça
. Centro Social da Paróquia de Polvoreira
Sons da Montanha – Escola EB2,3 de Abação
. Lar de S. Paio
Grupo de Concertinas Sons da Ponte
. Lar da Irmandade Nossa Sra. Consolação e Santos Passos
Grupo Folclórico de Vila Nova das Infantas
. Lar Rainha D. Leonor
Grupo Folclórico da Corredoura
. Centro de Atividades Ocupacionais e Lar Residencial Alecrim
Rancho Folclórico de Candoso S. Martinho
. Estabelecimento Prisional de Guimarães
Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande
. Lar Beneficente de São Jorge (Selho S. Jorge)
Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém
. Associação de Reformados de Lordelo
Grupo de Cantares de Nespereira
. Centro de Solidariedade Humana Professor Emídio Guerreiro
Grupo Folclórico da Corredoura
. Lar de Santo António
Grupo de Concertinas Amigos de Mascotelos