
Tráfego noturno no Centro Histórico regulado por balizadores retráteis
Acesso dos automobilistas em horário noturno será efetuado através de um sistema de reconhecimento de matrícula. Condicionamento já estava em vigor, mas passa a ser automatizado.
O Município de Guimarães deu início, esta semana, ao processo de instalação de dois balizadores retráteis em dois acessos rodoviários ao Centro Histórico intramuros, iniciados a partir do Largo do Toural e do Largo Navarros de Andrade, perto da estação central dos CTT – Correios de Portugal.
O equipamento mecânico condicionará diariamente o fluxo de trânsito em horário noturno, entre as 21:30 e as 07 horas, a partir da Porta Nova (foto em cima) e Porta de Santa Luzia (foto em baixo), de acordo com as normas de acesso à zona intramuros do Centro Histórico de Guimarães, sem prejuízo das exceções previstas no regulamento, designadamente dos moradores.
O acesso automático será facultado através de um sistema de reconhecimento de matrícula, realizado com a utilização de um cartão de proximidade ou, como alternativa, através de uma chamada telefónica. Os balizadores serão ainda dotados de sistema de vigilância por câmara de vídeo, permitindo a sua monitorização, além do controlo automático do acesso.
O sistema disponibilizará também um contacto permanente com os postos de comando, instalados na Polícia Municipal e Câmara Municipal, no caso de se verificarem situações que tenham um carácter de exceção.
Em plena Semana Europeia da Mobilidade, esta medida apresenta-se como um contributo para a promoção da pedonalização do Centro Histórico, promovendo o comércio tradicional, o turismo, a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos.