
UMinho no 64º lugar sobe 11 posições no ranking das melhores e mais jovens universidades do Mundo
Com uma subida da 75ª para a 64ª posição, a Universidade do Minho reforça o seu posicionamento relativamente ao ranking do ano passado, mantendo a liderança entre as universidades portuguesas. Resultados foram publicados esta quarta-feira à noite, 29 de abril.
A Universidade do Minho é, pelo terceiro ano consecutivo, uma das melhores universidades do mundo com menos de 50 anos, revela o ranking “Times Higher Education 100 Under 50”. A academia minhota subiu 11 posições, em relação ao ano transato, naquele que é o top 100 mundial das universidades jovens.
“THE 100 Under 50” pretende chamar a atenção para um novo grupo de instituições universitárias de topo que, num curto período de tempo, atingiram um nível global de excelência no ensino, investigação, inovação e internacionalização, utilizando os mesmos 13 indicadores do ranking mundial da “Times Higher Education”, um dos mais prestigiados rankings internacionais, recalibrados para o perfil de instituições mais jovens.
A UMinho vê confirmado o seu lugar de destaque como instituição de ensino superior com prestígio internacional, mantendo a liderança entre as universidades portuguesas. A Universidade do Minho ocupa o 64º lugar (sobe 11), a Universidade de Aveiro alcança a 64ª posição (sobe 10) e a Nova de Lisboa posiciona-se no 89º lugar (menos duas posições). Este é o segundo ano que as três instituições nacionais - fundadas em 1973 - constam entre as 100 melhores universidades mais jovens.
Este ano, a universidade com a melhor prestação é europeia, estando situada na Suíça. A École Polytechnique Fédérale de Lausanne ocupa o primeiro lugar e destrona a Pohang University of Science and Technology, da Coreia do Sul, que desde 2012 liderava a lista. Também à Coreia do Sul pertence o terceiro lugar do ranking, enquanto o top 5 contempla ainda uma universidade de Hong Kong (4º) e outra de Singapura (5º). As instituições do leste asiático continuam, deste modo, a sobressair-se das melhores universidades com menos de 50 anos.
Em termos regionais, este ano, a Austrália consegue ultrapassar o Reino Unido como país melhor representado no top 100 das universidades mais jovens. Estão na lista 16 instituições australianas, 15 escolas do Reino Unido, 7 universidades alemãs e 7 norte-americanas, seguindo-se a Espanha com um total de 6 escolas representadas.
Top 10
01º - École Polytechnique Fédérale de Lausanne (Suíça)
02º - Pohang University of Science and Technology South Korea (Coreia do Sul)
03º - Korea Advanced Institute of Science and Technology (Coreia do Sul)
04º - Hong Kong University of Science and Technology (Hong Kong)
05º - Nanyang Technological University (Singapura)
06º - Maastricht University (Holanda)
07º - University of California (Estados Unidos)
08º - University of California (Estados Unidos)
09º - University of Warwick (Reino Unido)
10º - Paris-Sud University (França)