
Universidade das Nações Unidas instala-se em Guimarães
Centro Avançado de Formação Pós-Graduada, em Couros, recebe instituição de referência mundial. Acordo assinado esta sexta-feira na Residência Oficial do Primeiro Ministro, em Lisboa, constitui mais um passo para a internacionalização da educação em Guimarães.
A Universidade das Nações Unidas (UNU) vai instalar em Guimarães, no Centro Avançado de Formação Pós-Graduada, localizado na zona de Couros, uma unidade operacional para o ensino e investigação no domínio da governação eletrónica, num acordo oficializado esta sexta-feira, 23 de maio 2014, no Palácio de São Bento, em Lisboa.
Na cerimónia, marcaram presença Pedro Passos Coelho, Primeiro-Ministro português, David M. Malone, Reitor da Universidade das Nações Unidas, Miguel Poiares Maduro, Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Nuno Crato, Ministro da Educação e Ciência, José Ferreira Gomes, Secretário de Estado do Ensino Superior, Joaquim Pedro Cardoso da Costa, Secretário de Estado da Administração Pública, Domingos Bragança, Presidente do Município de Guimarães, e António M. Cunha, Reitor da Universidade do Minho.
A unidade de Guimarães da Universidade das Nações Unidas, única em Portugal, vai ser responsável pela formação de altos dirigentes de todo o mundo em governação eletrónica, com um corpo de docentes que será repartido entre a Universidade Minho e Universidade das Nações Unidas.
A abertura deste polo no Centro Avançado de Formação Pós-Graduada, que estava a ser preparada desde o início deste ano entre o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, o Reitor da Universidade do Minho e a CCDR-N, faz parte da estratégia de crescimento da Universidade das Nações Unidas, que privilegia o conhecimento gerado pelos investigadores associados à instituição no âmbito do governo eletrónico (e-government).
«A escolha para acolher este polo da Universidade das Nações Unidas deve-se ao excecional estatuto da cidade de Guimarães como Património qualificado pela UNESCO, como cidade europeia de cultura, e à excelência da Universidade do Minho para a afirmação de Guimarães como cidade universitária e do conhecimento», salientou Domingos Bragança, Presidente do Município, na residência oficial do Primeiro-Ministro.
António M. Cunha, Reitor da Universidade do Minho, também manifestou a sua satisfação pelo epílogo de um processo que liderou juntamente com o responsável pelo Município de Guimarães. «Trata-se de uma instituição muito importante para a região, pela qualidade de investigação que vai trazer a Guimarães, constituindo também um grande contributo para a dimensão de internacionalização da Universidade do Minho», referiu.
A UNU é uma comunidade internacional de estudiosos, envolvidos na investigação, formação de pós-graduação e disseminação de conhecimento, em prol dos propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas. A sua missão é contribuir, através da investigação e educação colaborativa, na resolução dos problemas globais da humanidade. Esta instituição trabalha com as principais universidades e institutos de pesquisa nos Estados-Membros da ONU, funcionando como uma ponte entre a comunidade académica internacional e o sistema das Nações Unidas.