
Vimagua verifica e corrige afluências indevidas
Ações decorrem de 30 de setembro a 4 de outubro.
No decorrer da próxima semana, de 30 de setembro a 4 de outubro, a Vimágua procederá a ações tendentes à verificação e correção de afluências indevidas de águas da chuva à rede pública de saneamento.
Estas ações implicam a injeção de fumos nos coletores de saneamento que, por sua vez, sairá através dos dispositivos públicos e privados, tais como sarjetas, grelhas, caixas de ramal, caleiras ou tubos de queda, sinalizando, assim, eventuais pontos a corrigir.
Em circunstâncias normais, o fumo não entra nas habitações, só poderá acontecer, nos casos em que existam problemas ou defeitos de construção nas canalizações das redes prediais. Contudo, se for detetado fumo no interior das habitações, deverá ventilar-se a habitação, abrindo janelas e portas, não havendo, porém, qualquer perigo para a saúde de pessoas, animais e plantas. Em canalizações pouco usadas, também, pode surgir fumo no interior da habitação, devido à falta de água, pelo que, nestas circunstâncias, se sugere que se deixe água a correr nas torneiras e se descarregue a água dos autoclismos.
Os testes serão conduzidos por profissionais formados especificamente para este serviço, estando devidamente identificados como funcionários da VIMÁGUA.
Com estas ações, a Vimágua visa prevenir a ocorrência de inundações, acidentes de viação, problemas ambientais e de saúde pública, que resultam da entrada em carga dos coletores, em consequência de ligações indevidas de águas da chuva à rede de saneamento.
As intervenções decorrerão nas seguintes ruas, das freguesias de Creixomil e Azurém:
- Avenida São Gonçalo, Creixomil;
- Avenida de Londres, Creixomil;
- Rua da Codeceira, Creixomil;
- Rua Arqueólogo Mário Cardoso, Creixomil;
- Bairro Pimenta Machado, Azurém.
A Vimágua agradece a compreensão de todos, mantendo-se ao dispor para qualquer esclarecimento.