
Visita oficial do Embaixador da Áustria a Guimarães esta segunda-feira, 13 de abril
Receção marcada para a manhã desta segunda-feira, no edifício da Câmara de Guimarães. Depois do almoço, decorre uma visita ao Centro Cultural Vila Flor e ao AvePark.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, recebe oficialmente esta segunda-feira, 13 de abril, o Embaixador da Áustria em Portugal e em Cabo Verde, Thomas Stelzer. A receção decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho, numa sessão agendada para as 10:30 horas.
A cerimónia insere-se no âmbito de uma visita oficial que será efetuada a Guimarães durante todo o dia desta segunda-feira e cujo programa inclui, pelas 11:30 horas, uma visita ao Centro Histórico. Após o almoço, pelas 14:30 horas, o diplomata desloca-se ao Centro Cultural de Vila Flor e, uma hora depois, visita o Instituto 3Bs, situado no Parque de Ciência e Tecnologia.
Embaixador desde agosto de 2013, Thomas Stelzer foi, entre 2008 e junho de 2013, Secretário-Geral Adjunto das Nações Unidas para a Coordenação Política e Assuntos Inter-organizacionais. Enquanto Secretário do United Nations System Chief Executives Board – CEB –, apoiou diretamente o Secretário-Geral da Organização na coordenação das Nações Unidas e todos os seus organismos subsidiários.
De 2001 a 2008, foi Representante Permanente da Áustria junto das Nações Unidas, em Viena, e das Organizações Internacionais ali sediadas (Agência Internacional de Energia Atômica - AIEA, Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial - UNIDO, Comissão Preparatória da Organização do Tratado de Proibição Total de Ensaios Nucleares – CTBTO).
De 1997 a 2001, foi Chefe de Gabinete do Secretário Executivo da Organização do Tratado para a Proibição Completa de Testes Nucleares. Enquanto Ministro Conselheiro da Representação da Áustria junto das Nações Unidas em Nova Iorque (1990-1995), foi delegado ao Comité de Desarmamento e Segurança Internacional da ONU, tendo representado a Áustria no quadro das suas Atividades Operacionais (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a População - UNFPA; Segunda Comissão). De 1995 a 1997, foi Diretor-Adjunto do Instituto Cultural Austríaco em Nova Iorque.
Fundador do “Clube de Ajuda ao Desenvolvimento 0,7%” do Ministério dos Negócios Estrangeiros austríaco, preside desde 1999 ao Klangforum Wien, um dos principais conjuntos de câmara no panorama mundial da música clássica contemporânea, sendo também Presidente do Vienna International Justice Institute (VIJI). Em reconhecimento pelo contributo prestado à sociedade civil, foi agraciado com a “Bundesehrenzeichen” (Ordem de Mérito da República da Áustria).