
Visitantes do Paço dos Duques de Bragança jantam este sábado como se fosse no século XV
Reconstituição de Ceia principia às 19 horas. Guimarães comemora este fim de semana o Dia Internacional dos Museus.
O Paço dos Duques de Bragança, comemorando o Dia e Noite Internacional dos Museus, organiza este sábado, 16 de maio, pelas 19 horas, uma ceia que pretende levar os participantes ao século XV, época em que o palácio era habitado pelos primeiros Duques de Bragança – D. Afonso e sua mulher D. Constança de Noronha.
A Ceia dos Duques, como foi designada, permitirá ao público provar algumas das iguarias que se costumavam servir naqueles tempos, assistindo ao mesmo tempo a diversas atividades lúdicas que decorrerão durante a refeição.
Nesta Ceia, haverá dois pratos que constam no receituário do livro de cozinha da Infanta D. Maria, neta do rei D. Manuel I. Os vimaranenses e visitantes poderão provar Pastéis Lepardados e Boldroegas, especialidades que figuram num dos mais antigos livros de receitas existentes na Europa.
O jantar orça em 40 euros por pessoa e 75 euros, por casal, com direito a comida, música, teatro e muitas outras surpresas. As crianças até 6 anos não pagam bilhete, enquanto o ingresso para público dos 7 aos 12 anos tem um desconto de 50%.
Quem pretender encarnar o espírito do local e da época tem a possibilidade de alugar um trajo adequado e imaginar, por uma noite, que vive no século XV. O aluguer é facultativo e tem um preço de 15 euros.
As inscrições para a participação na Ceia podem ser efetuadas no Paço dos Duques (Dr.ª Maria José Macedo ou D. Jacinta Pinto), por telefone (253412273 / 939030813) ou através de endereço de e-mail (pduques.se@culturanorte.pt). A inscrição é válida mediante o pagamento prévio de 50% do valor total da Ceia.