
Webinar “Space4cities – Guimarães 2030: Open Market Consultation” integra Mês da Economia de Guimarães
O objetivo é incentivar a apresentação de soluções que ajudem as cidades na transição verde, com recurso a imagens de satélite para suporte na gestão ambiental.
No próximo dia 29 de outubro, pelas 10h00, terá lugar o webinar “Space4cities – Guimarães 2030: Open Market Consultation”, parte integrante do Mês da Economia de Guimarães. Este evento, organizado pelo Município de Guimarães, é direcionado a empresas, start-ups, ONGs e investigadores, e visa encontrar soluções inovadoras para os principais desafios urbanos.
O webinar insere-se no projeto europeu SPACE4Cities, que está a realizar uma Consulta Aberta ao Mercado (OMC) até ao final de outubro de 2024. O objetivo é incentivar a apresentação de soluções que ajudem as cidades na transição verde, com recurso a imagens de satélite para suporte na gestão ambiental.
Durante o evento, Guimarães apresentará os seus desafios para alcançar a Neutralidade Climática até 2030, incentivando a participação de diferentes partes interessadas na criação de soluções para monitorizar e inovar em indicadores ambientais.
O projeto SPACE4Cities envolve um consórcio europeu que inclui cidades como Helsínquia, Toulouse, Amesterdão, Attica e Gent, e visa desenvolver sistemas inteligentes baseados em tecnologias espaciais. Guimarães, que obteve financiamento através do programa HORIZON-EUSPA-2022-SPACE, reforça assim o seu compromisso com a inovação e a transição climática.
As inscrições estão abertas através do site oficial da Câmara Municipal de Guimarães e do Mês da Economia, que decorre ao longo de outubro com vários eventos focados nos temas Net Zero, Criatividade e Inovação Colaborativa.
Saiba mais e inscreva-se em https://www.meseconomia.guimaraes.pt