Abate de exemplar arbóreo - Apeadeiro de Covas
No âmbito do acompanhamento técnico e científico do Gabinete de Gestão de Arvoredo do Laboratório da Paisagem, foi identificado no Apeadeiro de Covas, um exemplar da espécie Populus nigra, (Choupo negro) com um conjunto de fatores como: idade avançada, degradação biológica, comprometimento radicular, inclinação desfavorável, presença de alvos vulneráveis, juntamente com a confirmação da resistência interna afetada, que o colocam tecnicamente numa categoria de risco elevado, não sendo viável garantir a sua estabilidade e segurança a médio ou longo prazo.
Por razões de segurança pública e com o propósito de prevenir acidentes que possam colocar em causa pessoas e/ou bens, será necessário proceder ao abate deste exemplar, o qual está agendado para as 8h00 deste sábado, dia 08 de novembro.
Informa-se ainda que qualquer decisão de abate de árvores é técnica e cientificamente fundamentada, tendo por base critérios de avaliação rigorosos.
O Município de Guimarães reconhece a importância das árvores enquanto elementos fundamentais para os ecossistemas urbanos, elementos de valorização e integração paisagística, e combate às alterações climáticas. Todas as intervenções em arvoredo urbano são acompanhadas por planos de replantação, promovendo uma gestão responsável e sustentável dos elementos arbóreos.
O relatório técnico que sustenta esta decisão segue para consulta pública, relatório técnico_Apeadeiro de Covas.
