
Guimarães é um dos primeiros municípios em Portugal a concluir rede de Espaços do Cidadão
Secretário de Estado para a Modernização Administrativa elogiou trabalho efetuado no concelho de Guimarães. Deslocação ao norte do país contemplou visita a Moreira de Cónegos, Nespereira, Ponte e Taipas.
O Secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Pedro Cardoso da Costa, enalteceu Guimarães por ser um dos primeiros municípios portugueses a concluir e a implementar a primeira fase de uma rede de Espaços do Cidadão no concelho. Em quatro meses, entre 19 de março e 25 de julho, foram inaugurados dezoito Espaços do Cidadão, no âmbito de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Secretaria de Estado da Modernização Administrativa.
«Guimarães andou rápido e é um excelente exemplo de descentralização, onde são levados serviços públicos às pessoas, que passam a ter acesso a uma panóplia muito grande de assuntos, inclusivamente do foro municipal. Este é um projeto inclusivo, com um mediador de atendimento digital e um funcionário preparado para ajudar os cidadãos a interagirem com esses serviços», realçou Joaquim Pedro Cardoso da Costa, após ter reunido com Domingos Bragança, Presidente do Município, ao final da manhã desta quinta-feira, 30 de julho.
Seguidamente, o governante, acompanhado pelo vereador Ricardo Costa, visitou os Espaços do Cidadão de Moreira de Cónegos, Nespereira, Ponte e Taipas. «Este é o início de um processo que melhorará a relação dos cidadãos com a Administração Pública, permitindo ter acesso a um serviço sem necessidade de uma deslocação à sede do concelho», afirmou Ricardo Costa, enquanto informava que a renovação da carta de condução e a entrega de documentos respeitantes à ADSE eram alguns dos serviços mais procurados.
Além do Balcão Único na Câmara Municipal, os Espaços do Cidadão de Guimarães estão situados em Brito, Candoso São Martinho, Lordelo, Moreira de Cónegos, Nespereira, Pevidém, Polvoreira, Ponte, Ronfe, São Torcato, Selho São Cristóvão, Serzedelo, Taipas, União de Freguesias de Abação e Gémeos, Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia e Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar.
A criação de uma rede de Espaços do Cidadão, nos termos do Decreto-Lei nº 74/2014, de 13 de maio, enquadra-se na Estratégia de Reorganização dos Serviços de Atendimento da Administração Pública, através do Programa Aproximar, a fim de efetuar a racionalização do território, aproveitando as potencialidades da tecnologia. Neste momento estão já a funcionar 192 Espaços do Cidadão no país, dos quais 33 na rede de Lojas do Cidadão, 24 nas estações dos CTT e os restantes nos diversos municípios.
Notícias relacionadas
-
Existem 19 Espaços do Cidadão no concelho de Guimarães
Existem 19 Espaços do Cidadão no concelho de ...
29 Ago 2019 -
19 Espaços do Cidadão no concelho de Guimarães
19 Espaços do Cidadão no concelho de Guimarães
04 Abr 2019 -
Secretário de Estado para a Modernização Administrativa visita quatro Espaços do Cidadão em Guimarães
Secretário de Estado para a Modernização ...
29 Jul 2015