
Monitorizações em Guimarães evocam Dia Internacional de Sensibilização para o Ruído
Ação de sensibilização decorre na Alameda de São Dâmaso. Iniciativa envolve escalões etários mais jovens e destina-se a sensibilizar comunidade escolar para o ruído em ambiente urbano.
A Câmara Municipal de Guimarães vai proceder a um conjunto de monitorizações de ruído em alguns locais da cidade, esta quarta-feira, 29 de abril, no âmbito do Dia Internacional de Sensibilização para o Ruído.
O objetivo é sensibilizar a população para os efeitos do ruído na sua saúde e bem-estar, numa iniciativa organizada em parceria com a Unidade Operacional Acústica Ambiental da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia, Laboratório da Paisagem e com a empresa de estudo e controlo ambiental “Ambergo” e “MRA”, empresa de medição e testes em Portugal.
Durante o dia desta quarta-feira, estará instalado um expositor na Alameda de São Dâmaso, com vários equipamentos de cálculo que vão medir, em tempo real, variáveis do ruído. Além das medições no espaço público, foram organizadas ações de sensibilização junto dos mais novos, mais precisamente, estudantes do ensino básico.
As ações incluem medições de ruído nas escolas, palestras temáticas, além de ter sido lançado um desafio aos alunos para o desenvolvimento de um poster alusivo ao tema. Os trabalhos serão afixados no stand onde decorrerão as medições.